Um em cada 12 brasileiros sofre de algum transtorno de ansiedade. Os transtornos de ansiedade se caracterizam por preocupação ou medo excessivo que atrapalham a vida e estão com frequência acompanhados de sintomas físicos. Os sintomas físicos roubam qualidade de vida do indivíduo e geram sofrimento e diversos incômodos.

Listo aqui alguns sintomas físicos comuns nos quadros ansiosos:

• Coração acelerado ou palpitações
  • Dores de estômago e diarréias
  • Problemas para dormir
  • Dores de cabeça
  • Cansaço

Além disso, há outras queixas psíquicas comuns além da ansiedade e inquietação. São algumas delas:

• Esquecimentos
  • Falta de concentração
  • Irritabilidade

Muito embora a ansiedade traga prejuízo até mesmo no trabalho e na vida social das pessoas acometidas, a boa notícia é que há tratamento eficaz disponível! De fato, muitas pessoas podem ter remissão total dos sintomas ansiosos com o tratamento.

O tratamento da ansiedade inclui geralmente medicação e psicoterapia. A principal medicação usada é o antidepressivo, que não tem potencial de causar dependência e não costuma dar sonolência ou deixar a pessoa “dopada”. Pelo contrário, a recomendação comum é que se use o medicamento pela manhã. Devido ao baixo perfil de efeitos colaterais, os pacientes geralmente consideram os antidepressivos medicações “leves”. Antidepressivos também são usados em outros problemas médicos, como para diminuir dores articulares e mesmo tensão pré-menstrual.

Há também medicações suplementares ou coadjuvantes que podem ser usadas por algum tempo para que o paciente tenha alívio imediato dos sintomas. Geralmente são usados os benzodiazepínicos.

Dr Rafael de Sousa – Psiquiatra
CRM: 120.336 – RQE: 68.640

• Médico formado pela USP.

• Doutorado em Transtornos de Humor pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

• Pós-doutorado no National Institutes of Health, Bethesda, MD, EUA.

• Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria.

• Tem 30 artigos científicos publicados em revistas internacionais, com 332 citações e com fator h=8

Dr. Rafael de Sousa
Psiquiatra

Endereço: Rua Teodoro Sampaio, 352, cj85, Pinheiros, São Paulo – SP