Texto por:

PsiquiatriaWeb

www.psiquiatriaweb.com/dependencia-de-alcool-e-drogas/alcoolismo.html


 

Como saber se sou alcoólatra? Os sinais de alcoolismo

O álcool etílico é uma das substâncias mais permitidas na sociedade e talvez seja a mais socialmente aceita, à diferença de outras drogas.

O uso normalmente se inicia de forma moderada, progredindo rapidamente com o abuso e posterior dependência da substância.

De acordo com a OMS, todo ano cerca de 2 bilhões de pessoas consomem bebidas alcoólicas – o que corresponderia a 40% da população mundial geral. Além disso, cerca de 2 milhões de pessoas morrem por problemas desencadeados direta ou indiretamente pelo álcool (intoxicações agudas, violência e acidentes de trânsito).

Para se saber se estamos começando a ter um consumo excessivo, em primeiro lugar precisamos saber quais são as doses padrão que são estipuladas pela OMS, uma dose padrão é 350 ml de cerveja, 150 ml de vinho ou 50 ml de qualquer destilado, o que significaria um consumo aproximado de 15 gramas de álcool.

Diferentes tipos de uso do álcool ajudam para saber qual é o nosso;

  • USO MODERADO: Corresponderia a um consumo de até uma dose de álcool dia para as mulheres e duas doses de álcool dia para os homens.
  • BEBER PESADO EPISÓDICO: Corresponderia a 5 ou mais doses por dia ou o equivalente 60 gramas de álcool, com ingestão em uma única ocasião. Isso poderia trazer prejuízos físicos indiretos como acidentes de trânsito, sexo desprotegido, gravidez não desejada etc.  
  • BINGE DRINKING: É uma exposição prolongada na qual o indivíduo tem episódios de embriaguez que podem durar 2 dias ou mais.
  • ABUSO: Inclui comportamentos mais problemáticos como deixar de cumprir com obrigações estabelecidas (trabalho, cuidado da família) por preferir beber álcool.
  • DEPENDÊNCIA ALCOÓLICA: Manifesta-se como um desejo intenso de consumo, assim como sintomas físicos que começam por não ingerir a substância. Eles vão desde falta de sono e tremor nas mãos até convulsões e alucinações do tipo auditivas e visuais.

 

E você? Em que nível você está?

Deixe um Comentário

Entre em contato com a PsiquiatriaWeb.

Escreva aqui sua mensagem.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Call Now Button
Enviar mensagem
Oi, gostaria de obter informações sobre a consulta.
Powered by