www.psiquiatriaweb.com/transtorno-de-panico/sindrome-do-panico.html

O que é o ataque do pânico?

O ataque de pânico, crise de ansiedade ou transtorno de pânico é um transtorno ansioso caracterizado por crises súbitas de medo intenso em que o indivíduo apresenta múltiplas formas de mal-estar (palpitações, sudoração, tremores, dificuldade para respirar, tontura), a tal ponto que acredita que algo grave lhe acontecerá.

Quais são as causas do Transtorno do Pânico?

Embora se desconheça uma causa específica, estudos mostram que se trata de um problema multifatorial relacionado com as seguintes variáveis:

• Biológica (por exemplo, genética),
  • Mental (por exemplo, repressão de emoções)
  • Social (por exemplo, sobrecarga de estresse).

Quais são os Sintomas da Síndrome do Pânico?

Este transtorno é duas vezes mais frequente nas mulheres do que nos homens. A idade mais comum para o seu aparecimento é antes de 25 anos.

Quem sofre de transtorno do pânico apresenta crises súbitas (inesperadas e imprevisíveis) e transitórias, mas recorrentes. Cada ataque pode durar de 10 a 20 minutos e sua manifestação tende a ser progressivamente frequente e intensa.

O indivíduo com ataques de pânico pode apresentar os seguintes sintomas durante uma crise ou ataque:

• Desconforto ou dor torácica.
  • Tontura ou sensação de desmaio.
  • Medo de morrer.
  • Medo de perder o controle ou de morte iminente.
  • Sensação de asfixia.
  • Sentimentos de separação.
  • Sentimentos de irrealidade.
  • Náuseas e mal-estar estomacal.
  • Dormência ou sensação de formigamento nas mãos, pés ou face.
  • Palpitações, frequência cardíaca elevada ou batimentos cardíacos mais fortes.
  • Sensação de dificuldade para respirar.
  • Sudorese, calafrio ou sufoco.
  • Tremor ou estremecimento.

É comum que pacientes com ataques de pânico recorram a visitas em salas de emergência e consultas médicas em várias ocasiões, sem que uma doença física tenha sido estabelecida como responsável pelo que está acontecendo com eles. Na verdade, é importante descartar qualquer doença orgânica, a fim de estabelecer o diagnóstico de Transtorno do Pânico.

Sem a assistência oportuna, o Transtorno do Pânico gradualmente limita o desempenho nas atividades diárias e da qualidade de vida de quem é afetado. Inclusive, pode complicar-se com o abuso de substâncias como álcool ou medicamentos ansiolíticos.

Qual o Tratamento da Síndrome do Pânico?

• Psicoterapia
  • Medicamentos
  • Atividade física
  • Dieta saudável
  • Lazer

Como qualquer problema de saúde o ideal é procurar assistência adequada a tempo. Basicamente, um tratamento integral é requerido para alívio em curto prazo, com medicamentos e encaminhamento para psicoterapia. Também é importante adotar hábitos saudáveis (como atividade física regular, dieta saudável, atividades recreativas, etc.) que promovam o bem-estar físico, mental e social.

1. Perna G, Caldirola D. Management of Treatment-Resistant Panic Disorder. Current Treatment Options in Psychiatry. 2017;4(4):371-386. doi:10.1007/s40501-017-0128-7.
  2. Muntingh AD, van der Feltz-Cornelis CM, van Marwijk HW, Spinhoven P, van Balkom AJ. Collaborative care for anxiety disorders in primary care: a systematic review and meta-analysis. BMC Family Practice. 2016;17:62. doi:10.1186/s12875-016-0466-3.
  3. Bandelow B, Michaelis S, Wedekind D. Treatment of anxiety disorders. Dialogues in Clinical Neuroscience. 2017;19(2):93-107.