www.psiquiatriaweb.com/ansiedade/ansiedade-generalizada.html

O que é Ansiedade Generalizada?

Nosso viver cotidiano gera preocupações como: cumprir com obrigações, chegar a tempo, pagar as contas, tirar boas notas na universidade, etc.

Preocupar-se ante essas situações é normal e nos ajuda a responder de maneira oportuna e adequada. No entanto, para quem padece de Ansiedade Generalizada ou Transtorno de Ansiedade Generalizada, lidar com situações cotidianas provoca uma preocupação exagerada e desproporcional. Além disso, quem padece do transtorno frequentemente apresenta limitações progressivas no desempenho normal de suas atividades.

Qual o curso do Transtorno de Ansiedade Generalizada?

O transtorno de Ansiedade Generalizada se desenvolve lentamente, e geralmente começa durante a adolescência ou juventude. Além disso, é mais comum nas mulheres.

Os sintomas podem melhorar ou piorar em épocas diferentes: agravam-se durante épocas de maior estresse (por exemplo: temporada de provas na universidade) e diminuem nas situações de menor estresse (por exemplo: período de férias).

É possível que pessoas que padeçam de transtorno de Ansiedade Generalizada consultem um ou mais médicas várias vezes antes de descobrir que sofrem desse transtorno. Muitos pacientes manifestam mal-estares físicos, tais como dores de cabeça e pescoço, sudorese excessiva, dor de estômago, ou problemas de sono. Por esta razão, muitas vezes acabam sendo avaliados repetidamente com a intenção de descartar um doença física ou orgânica. Isto, por sua vez, pode representar um atraso no início do tratamento adequado.

O que causa o transtorno de Ansiedade Generalizada?

Embora não se saiba com exatidão, estudos recentes parecem apontar um componente genético. Outros estudos sugerem que as preocupações extremas que acompanham esse transtorno podem ser uma maneira de evitar ou ignorar alguma outra preocupação mais profunda. Se a pessoa solucionasse este problema, então as preocupações de transtorno de ansiedade generalizada também desapareceriam. Como é comum na saúde mental vale destacar a interação estreita e complexa com o meio ambiente, levando-nos a relembrar os componentes biológico, mental e social (bio-psico-social) da saúde.

Quais os sintomas do transtorno de Ansiedade Generalizada?

• O principal sintoma é a presença frequente de preocupação ou ansiedade excessiva, com problemas diários, mesmo quando há pouca ou nenhuma causa para justificá-la. Os problemas podem envolver família, relações interpessoais, trabalho, dinheiro e saúde.
  • Por pelo menos 6 meses

Outros sintomas incluem:

• Problemas para se concentrar;
  • Fadiga;
  • Irritabilidade;
  • Problemas para pegar no sono e permanecer dormindo ou sono que não é reparador nem satisfatório;
  • Inquietude ao despertar;
  • Sintomas físicos como: tensão muscular, problemas estomacais, sudorese ou dificuldade para respirar.

Qual o tratamento para o Transtorno de Ansiedade Generalizada?

• Psicoterapia
  • Medicamentos
  • Atividade física
  • Dieta saudável
  • Lazer

São numerosos os estudos que demonstram que a melhor opção é a combinação de psicoterapia e medicamentos psicotrópicos. Como qualquer tratamento em saúde mental, falamos de um processo de meses, em que adicionar benefícios (como uma dieta saudável e uma atividade física regular) e apoio (da família e amigos) funcionarão em conjunto para garantir uma recuperação em mais rápida e um bem-estar por prolongado.

1. Crocq M-A. The history of generalized anxiety disorder as a diagnostic category. Dialogues in Clinical Neuroscience. 2017;19(2):107-116.
  2. Gottschalk, M. G., & Domschke, K. (2017). Genetics of generalized anxiety disorder and related traits. Dialogues in Clinical Neuroscience, 19(2), 159–168.
  3. Bandelow B, Michaelis S, Wedekind D. Treatment of anxiety disorders. Dialogues in Clinical Neuroscience. 2017;19(2):93-107.